O que é melhor: Contratar ou terceirizar o marketing digital da minha empresa?

Atualizado: 18 de Dez de 2019




Iniciar um investimento profissional em ações de marketing é o desejo de grande parte dos empreendedores, principalmente neste momento da economia mundial onde o digital nunca teve tanta força, não é mesmo?


Mas o grande desafio para o dono da empresa é que para planejar e principalmente executar um bom plano de marketing e vendas é preciso considerar diversos pontos críticos.


E como essa é uma grande dúvida que fica na cabeça do dono da empresa, resolvemos analisar e compartilhar alguns pontos importantes para te ajudar a tomar essa decisão.


Principais Vantagens em Terceirizar o seu Marketing


1. Expertise e Conhecimento


Não existe a necessidade de estudos ou capacitações para adquirir conhecimentos específicos, seja do processo de gestão comercial ou mesmo das ferramentas e plataformas necessárias para operacionalizar as campanhas na internet.


2. Menos Retrabalho e Mais Resultados (R$)


Imagina que você está contratando uma nova pessoa para assumir o seu cargo na empresa, você dedica tempo para treiná-la e para passar todas as orientações da forma mais detalhada possível, se preocupa com todos os detalhes e tenta prever todas as eventuais dificuldades e erros. Você acha que esta pessoa irá atingir o mesmo nível de performance que você logo nas primeiras semanas de trabalho?


Provavelmente não! Mas por quê?


Porque para realizar um trabalho profissional e com qualidade é necessário experiência e experiência se consegue com prática e tempo de mercado!


3. Otimizar Recursos (Não basta contratar um vendedor!)


Geralmente qual é a decisão que o dono da empresa toma quando precisa aumentar as vendas???É isso mesmo, contratar um vendedor!


Porém, a expectativa do empresário é que essa pessoa se transforme num super herói, que seja capaz de prospectar clientes (muita das vezes sem nenhuma ferramenta ou recurso), participar de eventos, enviar transmissões pelo WhatsApp, compartilhar posts nas redes sociais, além de ter capacidade de negociação para poder trazer e fechar negócios de qualidade.


Mas na prática sabemos que o mercado mudou e fazer o trabalho de prospeção “manual” como antigamente custa caro e é pouco efetivo, pois exige muita energia, tempo e o retorno é baixo, sem contar que muitas pessoas já não gostam mais de serem abordadas quando o assunto é: “Será que você não está precisando dos meus serviços?”


4. Tempo é dinheiro!


"Administrar com sabedoria é delegar autoridade e dividir responsabilidades" Mônicka Christi

Para que se tenha sucesso no mundo dos negócios, quanto mais especialista a sua empresa for, melhor. E isso começa pela postura da diretoria, em focar muito mais na estratégia do negócio e em ideias de como fazer a sua empresa crescer, do que em colocar a mão na massa fazendo atividades operacionais.


As atividades operacionais são cruciais para uma empresa entregar um bom produto ou serviço, são elas que de fato movem o negócio, porém, se não houver uma divisão desses papéis e o dono da empresa sair fazendo tudo, com certeza sempre faltará tempo para o que é mais importante.


Quando você delega a estratégia de marketing digital da sua empresa para um especialista, você poderá cobrar tarefas operacionais mas sem deixar de lado a sua estratégia de negócio, que neste caso é atrair potenciais clientes e fidelizar a sua carteira!


5. Metodologia de trabalho


Método nada mais é do que um caminho para se atingir um determinado objetivo. Quando você contrata uma empresa especialista em vendas digitais por exemplo, terá a certeza que todo trabalho seguirá um padrão do começo ao fim.


Além disso quando uma empresa é especializada em seu segmento, pode oferecer também outras comodidades, como área do cliente para consultar status e prazos dos seus projetos, sistema on-line de solicitações de novos serviços, atendimento on-line profissional e envio de relatórios de estatísticas e desempenho da sua campanha digital.


6. Olhar para o seu negócio de fora da caixa


Em muitos casos o gestor ou o dono da empresa apresenta um apego emocional ao seu negócio e isso pode ser bastante prejudicial a longo prazo, pois pode tampar a sua visão para novas oportunidades ou até mesmo por não ver grandes problemas que podem até levar a falência da sua empresa em pouco tempo.


Quando se tem um profissional olhando a sua empresa de fora, fica muito mais fácil obter uma análise mais “fria” e estratégica do seu negócio, considerando ferramentas e critérios que nunca foi considerado anteriormente.


7. Custo x Benefício


Se fizermos uma análise rápida, você verá que não é tão simples contratar um especialista de marketing digital para atuar full time na sua empresa e que além disso será necessário desembolsar um valor mensal considerável, é preciso ter fluxo de caixa para isso.


Outro ponto importante também é que para ter resultado com ações digitais são necessárias diversas competências como: um profissional de análise e planejamento da campanha, um profissional que irá elaborar a campanha, outro profissional para monitoramento de métricas e resultados, outro para gestão financeira da conta, etc.


E quer um motivo matador pra te convencer?


No caso da agência se as ações não trouxerem resultados, você simplesmente pode concluir um contrato de prestação de serviços. Já no caso de uma equipe interna, você terá que estar preparado para arcar com todos os custos que envolvem um processo demissional, incluindo aviso prévio, 13º, férias, FGTS e tudo aquilo que você já conhece.

É importante apenas considerar que alguns gestores possuem um perfil mais centralizador e as vezes preferem estar no controle de todas as ações e atividades da empresa, neste caso, ter uma equipe de trabalho interna talvez seja uma alternativa, pois ao delegar os trabalhos de marketing digital, provavelmente terá muito stress com a agência parceira, criando uma relação de trabalho que na maioria das vezes não é produtiva!


Vale ressaltar que o foco deste artigo é analisar o setor de marketing digital em si e não o departamento de marketing da empresa como um todo, já que o gestor de marketing pode ser um parceiro super estratégico para a agência digital, atuando na supervisão das ações, colaborando com insights e acompanhando toda performance dos trabalhos.


Conclusão: Considerando os pontos analisados acima, recomendamos fortemente que a sua empresa antes de qualquer coisa, possa dedicar investimentos sólidos para o setor de marketing e vendas. E quando essa questão estiver bem definida, que você contrate um time de especialistas que possa te ajudar de verdade em todos os processos de marketing e vendas da sua empresa.


Gostou desse conteúdo? Então se você possui uma empresa e quer aumentar a produtividade da sua equipe de vendas através do marketing digital, fale com a nossa equipe. Teremos prazer em conhecer o seu negócio de perto!








Wesley Fernandes

CEO da Infoqplan, formado em análise de sistemas de informação e gestão estratégica de negócios, já ajudou mais de 100 empresas a crescerem aumentando significativamente o seu faturamento, é especialista em conversão e vendas digitais para empresas de pequeno e médio porte.


0 visualização