top of page

Veja como a Infoqplan fará uso da inteligência artificial para otimizar as estratégias digitais.

Otimização das estratégias de conteúdo visa alavancar resultados e expandir o posicionamento dos clientes no digital com o uso da inteligência artificial.


Infoqplan prepara uso de inteligência artificial (IA) para auxiliar na produção e otimização de artigos para blogs de clientes com o objetivo de converter mais vendas através de estratégias de ranqueamento orgânico e de complementação a conteúdos do Instagram e Facebook.


Neste artigo você confere:

Manter uma presença digital relevante e que tenha um bom alcance nas principais plataformas de conteúdo, quase nunca é um trabalho simples de ser implementado. Com a diversidade de plataformas e ferramentas disponíveis, acaba ficando mais confortável para o cliente focar e investir somente naquelas mais populares, como é o caso do Google, Facebook e Instagram, por exemplo. Mas uma outra plataforma poderosa e que complementa muito bem a estratégia das outras, acaba ficando de lado por parecer obsoleto, quando na verdade é totalmente o oposto disso, estou falando dos blogs!


Redigir artigos para blog é uma tarefa detalhada e que exige atenção e experiência, pois além de uma boa escrita e domínio da gramática, é preciso também estar atento as tendências de SEO (Search Engine Optimization), conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para otimizar o conteúdo de um site ou blog com o objetivo de melhorar sua visibilidade nos resultados de busca orgânica em mecanismos de pesquisa, como o Google.


Uso da inteligência artificial (IA).

É neste contexto de criação de artigos para blog com boas técnicas de SEO, que entra o uso da inteligência artificial. Resumidamente, uma inteligência artificial (IA) é uma tecnologia capaz de executar tarefas humanas com maior precisão e em menos tempo que um ser humano faria, utilizando como base um algoritmo pautado no aprendizado de máquina alimentado com uma vasta quantidade de informações disponível na internet.


A Infoqplan fará o uso de uma inteligência artificial de pesquisa e escrita desenvolvida pela Open AI com o objetivo de gerar informações precisas, revisar artigos completos e otimiza-los dentro das melhores técnicas de SEO. Para isso, a ferramenta precisa ser alimentada corretamente com as informações base necessárias, e depois da revisão da máquina, passar ainda por um novo ajuste humano antes de sua postagem. O processo parece complexo, mas na verdade é muito mais simples e rápido do que se fosse inteiramente feito por um humano.


Além disso, a inteligência artificial pode ser usada para outras finalidades, como preparar resumos, criar legendas para postagens nas redes sociais, fornecer dados atualizados, verificar veracidade de informações e até mesmo redigir artigos inteiros. É importante reforçar que todo este processo é configurado e depois revisado por uma humano, a fim de garantir o uso correto e profissional da ferramenta.


Relevância do blog nos dias atuais.

Sucesso entre os anos 2007 e 2010, o blog foi uma ferramenta de surgimento e crescimento para muitos profissionais que são destaques no mercado hoje em dia, mas ao contrário do que se pensa, embora essa seja uma ferramenta existente desde a criação da internet, ela não se tornou obsoleta, muito pelo contrário, é um meio extremamente relevante para gerar conteúdos, demonstrar autoridade e converter vendas. Confira alguns dados interessantes:


  • A HubSpot realizou um estudo que mostrou que empresas que têm blog geram em média 67% mais leads (potenciais clientes) do que empresas que não têm.


  • Segundo a Demand Metric, as empresas que utilizam o marketing de conteúdo, incluindo blogs, geram 6 vezes mais conversões do que as empresas que não utilizam.


  • De acordo com a HubSpot, empresas que têm um blog geram em média 97% mais links para seus sites do que empresas que não têm blog, o que pode ajudar a melhorar a autoridade e o ranqueamento do site nos mecanismos de busca.


  • Um estudo da Content Marketing Institute mostrou que os blogs são a terceira fonte de informação mais influente para a tomada de decisões de compra dos consumidores, ficando atrás apenas dos sites das empresas e das avaliações dos clientes.


Integração do blog com as redes sociais.

Como falamos acima, o blog é uma estratégia de conteúdo que complementa as outras estratégias feitas nas redes sociais como Facebook e Instagram e até mesmo nos mecanismos de busca, como o Google.


A ideia principal, é utilizar os conteúdos do blog como base para os conteúdos nas redes sociais, linkando uma postagem do Instagram ou Facebook ao artigo do blog, onde ao clicar na postagem patrocinada ou no link dos stories ou bio, o usuário (e possível lead) será redirecionado para um conteúdo mais completo e otimizado para a sua leitura, complementando a informação pela qual ele se interessou.


Dessa forma, o lead interessado tem uma fonte completa de nutrição para que ele chegue a etapa de contato muito bem preparado e muito mais quente para a conversão, por isso os dados apontam que uma empresa que cria conteúdos em blog gera em média 67% mais leads do que uma empresa que não trabalha com este tipo de estratégia.


Conteúdo orgânico.

Outra grande vantagem do blog, é a sua capacidade de se tornar um excelente conteúdo orgânico que alcance sem patrocínio algum as primeiras posições no Google. O que além de ser ótimo para o próprio conteúdo em si e para a página da empresa, ajuda também nas estratégias de anúncio pago. Com um bom ranqueamento orgânico, o Google entende que a página daquela empresa é extremamente relevante para um determinado público, logo seus anúncios patrocinados terão uma melhor pontuação no Google Ads, podendo aparecer mais frequentemente nas primeiras posições de pesquisa.


Era da inteligência Artificial.

A era da inteligência artificial está em um rápido desenvolvimento, e deve ocasionar a maior revolução digital já vista desde a própria criação da internet. É importante que empresários entendam o que essas novas tecnologias de IA significam, e em como elas podem ser um fator chave para uma aceleração no crescimento de seus próprios negócios, se utilizadas com inteligência e profissionalismo pelos humanos que as controlam.




Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



Commentaires


bottom of page