Inside Sales: o que é, quais as vantagens e como adotar este modelo de vendas.
top of page

Inside Sales: o que é, quais as vantagens e como adotar este modelo de vendas.

Um time de vendas internas traz vantagens para o seu negócio!

Você sabe o que é Inside Sales e qual a estrutura deste método? Traduzido para o português, o termo significa Vendas Internas, e é literalmente nisso que se baseia este método comercial, adotado por pequenas, médias e principalmente grandes empresas. É importante, não confundir Inside Sales com Telemarketing, são duas coisas completamente diferentes!


Inside Sales

Aqui a estratégia de vendas é mais abrangente e robusta, podendo ocorrer através de ferramentas de e-mail marketing, redes sociais, telefone e videoconferências. A abordagem através de um roteiro de vendas é muito característica do Inside Sales, bem como a utilização das ferramentas de CRM. O ticket médio costuma ser mais alto, para compensar todo o investimento financeiro e de tempo.


Telemarketing

Caracterizado por vendas simples e com ticket médio baixo, onde o foco é o fechamento simplificado e em massa. Geralmente a tomada de decisão de compra é por impulso ou pela pressão do vendedor. A estratégia costuma ser menos robusta e envolver poucos processos.


No método Inside Sales, o time comercial interno aplica toda ou parte da estratégia prevista, utilizando como base principal o roteiro de vendas. O controle eficiente de toda a operação é extremamente necessário para um registro correto no CRM, independente se houve ganho ou perda da negociação. Os dados são importantíssimos para verificar o ROI e realizar ajustes nas estratégias com o objetivo de aumentar a porcentagem de conversão.


Principais vantagens do Inside Sales

  • O custo de aquisição por cliente costuma ser expressivamente menor do que no método Field Sales, ou Venda de Campo, onde o vendedor se desloca até o cliente e se baseia em um processo de visitas presenciais durante toda ou boa parte da negociação.

  • Há um ganho de performance no formato Inside Sales, já que o tempo economizado pela equipe com constantes visitas presenciais, é poupado e redirecionado para o atendimento de novos clientes. Se no Field Sales o vendedor tinha capacidade de atender 2 clientes por dia por exemplo, no Inside Sales essa capacidade pode ser muito maior, até mais que o dobro se levarmos em consideração somente o tempo economizado em deslocamento.

  • O formato de vendas internas elimina barreiras geográficas, o que permite que a sua empresa atenda clientes no Brasil e até mesmo no mundo todo, se isso couber dentro da sua estratégia comercial.

  • Embora seja adotado por grandes empresas, o Inside Sales é um método que cabe também a pequenas e médias empresas. O seu time comercial interno pode começar com apenas um vendedor, e ir crescendo conforme expansão da demanda.

  • Através do Inside Sales é possível aprimorar seu método de vendas e deixar todo o processo mais inteligente e eficaz, isso porquê o registro das objeções de vendas faz parte da rotina de um vendedor interno, e é muito mais detalhado e melhor apurado. Utilizando os dados obtidos, é possível moldar muito mais facilmente partes do processo, e elaborar tratativas eficientes que tenham uma maior capacidade de gerar conversão nas fases de objeções.


Implementação


Para implementar com sucesso o Inside Sales em sua empresa, é necessário um checklist para atestar se o seu negócio possui uma estrutura básica para este modelo de vendas.

  • Ticket médio alto.

  • Modelo de negócio apto a trabalhar com a captação de leads.

  • Vendedores (pelo menos 1).

  • Uso do CRM.

Atendendo a estes pré-requisitos, a empresa está apta a desenhar um processo de vendas que caiba dentro do modelo de Inside Sales. As ferramentas do Marketing Digital, como anúncios, página de vendas, automação de e-mail marketing e geração de conteúdos nas redes sociais, serão de extrema importância para o sucesso do seu modelo de vendas internas, afinal, de nada adiante um modelo bem desenhado se não há uma ponte de conexão entre o cliente e o time de vendas.


Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



bottom of page