O e-mail marketing está morrendo?
top of page

O e-mail marketing está morrendo?

Será que uma estratégia digital tão tradicional quanto o e-mail marketing ainda é eficaz nos dias de hoje?

Hoje em dia, com tantos canais para a veiculação de campanhas de marketing, como por exemplo a rede de anúncios do Google, o Facebook e Instagram, o e-mail marketing acaba ficando meio esquecido por muitas empresas. Será que uma das estratégias digitais mais tradicionais, está morrendo?


Nada disso! Ao contrário do que alguns podem pensar, o e-mail marketing está mais vivo do que nunca, e foi considerado o canal mais eficaz para alavancar resultados, segundo o relatório State of Marketing 2022, divulgado pela HubSpot.


Para 95% dos profissionais de marketing consultados para a construção do relatório, o e-mail marketing foi apontado como o principal responsável pelo aumento dos resultados das empresas, logo atrás vem os anúncios pagos na rede de pesquisa e a busca orgânica. As redes sociais ficaram em quarto lugar na medição de efetividade, enquanto estratégias como TV, rádio, podcast e mídia offline ocuparam as últimas posições.


As principais razões apontadas para a efetividade do e-mail marketing, estão relacionadas não somente com o resultado, mas também com o custo benefício dessa estratégia. Segundo a Litmus, plataforma de disparo de e-mail marketing, o ROI gira em torno de US$36 para cada US$1 investido.


A maior facilidade para atingir o público correto através das informações coletadas via CRM, também estão entre as razões pela qual a efetividade do e-mail marketing é tão expressiva quando há um planejamento de disparos alinhado a uma base qualificada de endereços de e-mail.


O que a Litmus também destaca no relatório, são os principais objetivos que levaram os profissionais de marketing escolherem o e-mail marketing como parte significativa de suas estratégias digitais.


O e-mail marketing é uma ótima ferramenta e está longe de morrer! A estratégia possibilita um alto grau de personalização, o que gera muita conexão com as pessoas, algo que muitas empresas buscam hoje em dia.


As ferramentas disponíveis possibilitam por exemplo personalizar trechos do e-mail com o nome e sobrenome do cliente, cidade e outras informações que estejam cadastradas na base de informações. Além disso, é possível criar listas de envio personalizadas com objetivos e públicos diferentes, como uma lista só para quem comprou com você, outra para quem negociou mas não fechou, outra para aquelas pessoas que demonstraram algum interesse pelos seus serviços ou produtos, mas ainda não entraram em contato.


Não basta apenas sair disparando e-mail marketing por aí e abandonar os outros canais, a estratégia mais efetiva é aquela que combina mais de um canal e utiliza cada um dentro da abordagem correta, timing certo e com o objetivo bem definido. Planejamento e consistência é a estratégia base, independente do canal e da ferramenta a ser utilizada, afinal elas não fazem milagres sozinhas, por mais eficientes que sejam.




Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



bottom of page