O que é um vendedor 4.0 e como se tornar um?

Conceito está relacionado ao novo comportamento de consumo e as ferramentas de tecnologia disponíveis no mercado.

Assim como em outras áreas, a vendas 4.0 é um movimento de atualização das empresas que buscam entender os novos comportamentos de consumo da sociedade atual, lançando mão de estratégias e tecnologias que vão de encontro ao conceito da transformação digital.


Inclusive, já falamos de transformação digital aqui no blog!

Para conferir o artigo na íntegra e entender este conceito, clique aqui.


O conceito de vendas 4.0

O principal conceito que envolve o movimento de vendas 4.0 é a adequação e modernização das estratégias de vendas para o momento atual. As empresas que aplicam este conceito buscam estar inteiradas das ferramentas de tecnologias e novas estratégias que levem em consideração o comportamento de consumo do seu público alvo, para assim aplicar as ações e utilizar as ferramentas necessárias para oferecer uma experiência diferenciada a seus clientes e vender mais.


Como ser um vendedor 4.0?

Efetivamente, um vendedor 4.0 precisa estar apoiado por ferramentas organizacionais e que lhe forneçam os dados necessários para uma analise efetiva que resulte em ajustes no processo de vendas. Sendo assim, não é possível ser um vendedor 4.0 se a empresa não o apoiar com uma estrutura de possibilite esta analise.


Entre as principais ferramentas que já possibilitam uma analise de dados, estão o CRM e Google Analytics. É importante destacar que não basta ter o CRM instalado na empresa, ele precisa ser rigorosamente bem alimentado para a construção de uma base de dados efetiva.


Outro ponto importante no qual a empresa deve apoiar a sua estratégia dentro do conceito de vendas 4.0 e transformação digital, é exatamente a digitalização do processo de vendas. Na era em que a concentração de consumo por meio digital só aumenta, é impensável deixar de lado o Google e as redes sociais na estratégia de vendas de uma empresa.


Segundo dados levantados pela pesquisa da britânica Hedgehog Digital em parceria com a Opinion Box, no último ano 88% dos brasileiros utilizaram o Google para fazer algum tipo de pesquisa, sendo que destes, 70% correspondem a pesquisas com intenção de compra.



Características do vendedor 4.0

Além da fundação em análise dos dados, função que cabe principalmente ao gestor como líder de uma equipe de vendas, é preciso também alinhar outras características que atendem ao conceito de um vendedor 4.0, sendo as principais:


Empatia com o cliente

No conceito 4.0 a abordagem agressiva e até mesmo robotizada não funciona. Se o objetivo é se relacionar e criar vínculos fortes com o seu público, é preciso fornecer um atendimento empático do inicio ao fim do processo de vendas.


Observe que só este fator simples, já é um grande diferencial no mercado. O cliente quer alguém que entende o problema dele, e ao entrar em contato ele espera que os produtos ou serviços fornecidos pela empresa sejam a solução que ele busca, logo, se o vendedor for capaz de demonstrar empatia e apresentar uma solução ao invés de empurrar um produto a todo custo, ele obterá sucesso em fornecer uma experiência diferenciada aos clientes, e este é um forte fator de fidelização.


Sinceridade sempre

A mentira ou a manipulação da verdade é um outro tipo de comportamento, muito comum em vendas tradicionais inclusive, mas que já não faz parte do conceito de vendas 4.0, onde a sinceridade deve reinar, mesmo que isso signifique perder uma venda.


Você pode até obter algum sucesso ao mentir ou manipular seu cliente com o objetivo de fechar uma venda, mas ele provavelmente vai acabar se frustrando lá na frente, o que é uma experiência negativa e que tende a queimar a empresa, situação difícil de reverter depois. De mentira em mentira, o conceito da empresa vai caindo na visão do público, e hoje em dia qualquer pessoa tem o poder de expor uma situação desagradável sobre determinada empresa, e isso acabar ganhando força na internet. A grande frustração da maioria dos clientes, começa sempre em uma promessa que não foi cumprida, pense nisso!


Ser criativo

Parece clichê, mas ser criativo é muito importante para um vendedor 4.0, isso porque sair fora da caixinha pode levar a novos caminhos de abordagem ao cliente, novas formas de mostrar as soluções oferecidas e novos jeitos de atender.


Quebrar com o padrão do seu nicho, pode levar a uma nova experiência que vai destacar o seu processo de vendas e fornecer uma experiência diferenciada que com certeza será notada e lembrada pelo cliente.


Estar atendo as novas tendências do mercado e comportamento do seu público alvo, são exercícios diários que mantem a empresa em constante movimento e modernização. Dessa forma dificilmente você ficará para trás, mantendo-se sempre relevante ao seu público.



Revolucione o processo de vendas da sua empresa!