O papel da inteligência de dados no avanço digital das empresas.
top of page

O papel da inteligência de dados no avanço digital das empresas.

Cada vez mais, os dados tem desempenhado um papel fundamental nas decisões estratégicas de negócios digitais.

O avanço digital não se trata apenas de estar presente nas redes sociais e imprimir marca no mundo digital, é uma cultura muito mais complexa que isso, e demanda um investimento em soluções de inteligência que possibilitem uma mudança cultural dentro das empresas, a fim de otimizar processos e métodos.


No avanço digital, o achismo (ou feeling, como uns preferem chamar) não tem mais espaço. Cada vez mais, o centro de qualquer tomada de decisão estratégica e indicadores de direcionamento do negócio, tem sido a inteligência de dados.


A inteligência de dados refere-se às ferramentas e aos métodos analíticos empregados pelas empresas a fim de obter um entendimento mais preciso a respeito das informações coletadas. Por meio da organização dos dados é possível fazer observações mais coerentes e centradas, o que leva a decisões estratégicas mais assertivas e inteligentes.


Quando a inteligência de dados é colocada em prática no dia a dia de uma organização, os colaboradores são incentivados a tomar decisões e ter atitudes com base nas percepções analíticas, deixando o achismo de lado e contribuindo para os resultados da empresa de forma muito mais direcionada e eficiente.


Com a tecnologia disponível hoje em dia, qualquer empresa já tem a capacidade de armazenar, tratar e gerenciar dados de forma efetiva, permitindo que seus profissionais tenham mais segurança ao tomar decisões importantes, que vão refletir no direcionamento do negócio e consequentemente influenciar no ganho (ou perda) de receita.


Setores beneficiados

Todos os setores de uma empresa podem se beneficiar da inteligência de dados, mas para alguns este recurso será de extrema importância, fornecendo informações valiosas que podem ter um impacto gigante nos rumos do negócio.


  • Setor de vendas: Conseguirá obter dados relacionados ao comportamento do cliente durante o processo de compra, identificando por exemplo em qual estágio está havendo maior incidência de abandono da oferta, podendo aplicar mudanças direcionadas que visam diminuir o problema.


  • Setor de marketing: Conseguirá avaliar os resultados das estratégias digitais aplicadas através de anúncios, conteúdos, páginas de venda e outras ferramentas disponíveis nos canais online, bem como direcionar cada vez mais sua comunicação para um público alvo mais quente.


  • Atendimento: O canal de atendimento poderá se beneficiar da inteligência de dados para otimizar o suporte ao cliente, já sabendo quais são as dúvidas mais comuns por exemplo, dando a possibilidade de um preparo prévio e adoção de ferramentas como o script, um texto pré-montado que responde questões de determinados assuntos que já são esperados de surgir.


  • Diretoria: A diretoria sem dúvidas é o setor que mais vai se beneficiar da inteligência de dados, afinal ela terá ali em suas mãos um desenho do desempenho da empresa como um todo, incluindo comportamento dos clientes, pontos de carência, gargalos e tantos outros indicativos essenciais para a tomada de decisão competente a liderança.

A cada dia a tecnologia surpreende, e novas ferramentas e práticas surgem no mercado para somar ao avanço digital. Com toda a experiência da Infoqplan, podemos afirmar: nem tudo aquilo que você acha sobre o seu negócio e sobre o seu público, realmente reflete a realidade, os dados não mentem! E são eles que devem direcionar as decisões estratégicas de qualquer negócio.



Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



bottom of page