Os 4 Ps do Marketing: você sabe do que se trata?

Conceito é fundamental para entender como está a oferta do seu produto ao público alvo.

O mundo do marketing é cheio de siglas, e é praticamente impossível você se atentar e saber ao pé da letra o que cada uma delas significa. Aqui no blog já falamos sobre algumas delas, como ROI, CPC e CPV, você pode clicar aqui para conferir, mas hoje iremos apresentar e explicar o que são os 4 Ps do Marketing, um conceito tradicional, mas que ainda é muito útil até hoje, e ajuda você a desenhar e entender a estratégia de oferta do seu produto.


Quais são os 4 Ps do Marketing?.

Este conceito foi criado em 1960, pelo professor Jerome McCarthy, que ministrava aulas de marketing na Universidade Estadual de Michigan. Em seu livro “Basic Marketing: A Managerial Approach”, Jerome estabeleceu uma classificação com 4 variáveis:


  • Price (Preço)

  • Product (Produto)

  • Place (Praça)

  • Promotion (Promoção)


Ok, mas o que isso tem a ver com a estratégia do meu negócio?

Tudo! Um empreendedor estrategista, não sai por aí vendendo qualquer coisa, por qualquer preço, para qualquer pessoa em qualquer lugar. É preciso desenhar o seu plano de vendas, e o conceito dos 4 Ps ajuda nisso, você definir qual o preço do seu produto, onde você vai vende-lo, o que é o seu produto de fato e como você vai oferta-lo ao público alvo.


Preço.

A variável do preço, precisa levar em consideração fatores importantes como: custo, margem de lucro, margem para promoção, e se é um preço atrativo para o tipo de publico que você quer atingir.


Na hora de tomar a decisão de compra, o consumidor olha o produto e considera uma série de fatores, sendo os principais: visual (embalagem, acabamento e tamanho), custo (preço, formas de pagamento disponíveis e descontos), benefícios (no que o produto agrega, se a entrega condiz com o valor, etc...).


Produto.

O produto é a peça principal do seu negócio, como você apresenta ele? Vamos usar como exemplo o sorvete. Existem sorvetes que custam R$1,00 e outros que custam mais de R$50,00. Ambos vendem bem, mas cada um é apresentado de uma forma coerente ao seu público alvo. A qualidade do produto em si, a embalagem, a forma como ele é apresentado em materiais promocionais, o discurso de venda, tudo isso é o que vai formar o seu produto final.


Em resumo, o design e o branding do seu produto, são elementos fundamentais que vão definir todos os outros Ps do seu negócio.


Praça.

Onde o seu público alvo vai buscar o seu produto? É preciso fazer esse estudo, para descobrir inclusive se você precisará ter uma praça física ou se o grande fluxo de clientes vai vir do meio digital, ou até mesmo se será necessário mesclar ambos para obter uma boa abrangência.


Neste ponto também é necessário considerar as questões de logística de entrega com o seu fornecedor, esquema de frete para envio aos clientes se for o caso, os canais de distribuição, o horário de funcionamento e a região que você vai atender.


Promoção.

Não associe promoção com descontos e liquidação! Essa variável diz respeito a como você irá promover o seu produto no mercado, fazendo com que ele chegue até o seu público alvo.


Aqui você terá que definir as estratégias de divulgação em canais como: mídias sociais, e meios off-line, além das relações públicas, merchandising e a estratégia publicitária como um todo, afinal, seu produto precisa ser visto pelo seu público alvo.




Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!