Entenda como funciona o processo de Onboarding da Infoqplan.
top of page

Entenda como funciona o processo de Onboarding da Infoqplan.

Processo visa validar e otimizar a estratégia de marketing digital para alcançar estabilização do negócio e alcançar consistência nas vendas digitais.

Marketing Digital em Sorocaba

O processo de Onboarding é uma etapa essencial que marca o inicio de uma parceria estratégica entre o cliente e a Infoqplan, se revelando como um pilar fundamental para garantir uma entrada ou transição eficiente para o universo das vendas digitais.


Neste artigo, exploraremos a importância deste processo, explicando o passo a passo da integração de uma nova empresa (cliente) na estratégia de marketing digital da Infoqplan.


Neste artigo você confere:

 

O que é Onboarding?

Onboarding é o termo usado para descrever o processo de integração e familiarização de um novo membro em uma organização, seja um novo funcionário, um cliente ou uma empresa que está entrando em uma parceria com outra empresa. O objetivo principal do processo de onboarding é facilitar a transição e fornecer as informações, recursos e suporte necessários para que a pessoa ou organização se adapte, compreenda os objetivos, processos e cultura da empresa de forma eficiente.


No caso específico de uma empresa iniciando uma parceria estratégica com outra empresa, o processo de onboarding envolve a assimilação e o alinhamento das duas organizações, com o objetivo de estabelecer uma colaboração harmoniosa e bem-sucedida. Isso pode incluir a transferência de conhecimento, a definição de expectativas, a comunicação de metas e objetivos compartilhados, além da identificação e integração das equipes envolvidas.


O que a Infoqplan faz?

A Infoqplan é uma assessoria em vendas digitais que cria e direciona as estratégias de marketing digital de uma empresa com o objetivo de gerar melhores resultados em vendas, utilizando para isso os meios digitais como canais de prospecção.


Dentro da nossa estratégia está incluído a criação de páginas de vendas, anúncios no Google e nas redes sociais, marketing de conteúdo para Instagram, Facebook e blogs, criação e disparo de e-mail marketing e outros serviços relacionados. Além de toda a parte de criação e veiculação, a Infoqplan também trabalha no monitoramento de métricas, otimização de recursos de investimento, atualizações estratégicas, assessoramento de vendas, treinamentos de CRM e certificação para vendedores digitais.


Como funciona o processo de Onboarding da Infoqplan?

Ao passar pela etapa de validação, que é quando a Infoqplan faz uma primeira análise para verificar se a empresa está apta a investir de forma sólida pelos próximos 12 meses e se o nicho que ela atua tem demanda digital, é formalizada a proposta que segue para assinatura do cliente.


Kick Off: Briefing e desenvolvimento do projeto.

A partir da assinatura da proposta, se inicia o processo de Onboarding do cliente na Infoqplan, onde é agendado uma primeira reunião de briefing com todos os departamentos que irão atuar no desenvolvimento da estratégia para o negócio deste cliente. Essa reunião capta as principais informações sobre o negócio em si, o perfil do público-alvo, as características dos serviços e/ou produtos vendidos, a área geográfica de atuação, o modelo de negócio e outras informações relevantes para o desenvolvimento inicial da estratégia.


Lançamento: Apresentação e lançamento do projeto.

Dentro do prazo de 30 dias após a reunião de briefing, é realizada a primeira apresentação da estratégia digital, incluindo página de vendas, anúncios e marketing de conteúdo para as redes sociais. Se aprovada na primeira apresentação, o lançamento oficial já é agendado para os próximos dias.


Treinamento: Uso do CRM e ativação do Dashboard

Logo após a primeira apresentação, é agendado um treinamento de CRM com a equipe de vendas da empresa. É essencial que haja um alinhamento com toda a equipe para enfatizar a importância do uso correto do CRM para pleno funcionamento da estratégia, pois este é um pilar vital que além de manter a equipe engajada na jornada do cliente, também fornece informações ricas e precisas para otimização da estratégia de vendas.


Após o treinamento de CRM é ativado o Dashboard de vendas, recurso exclusivo da Infoqplan que une em um painel as principais métricas de vendas de acordo com a alimentação do CRM, e tudo isso ao vivo! É um excelente recurso para o cliente dedicar uma tela de acompanhamento no setor de vendas, como uma TV por exemplo, para assim todos os vendedores terem um fácil acesso visual as informações em tempo real.


Alinhamento I: Pós lançamento (30 dias)

Após a estratégia rodar de forma interrupta durante um mês inteiro, é hora de acompanhar os primeiros resultados com o cliente. Este alinhamento apresenta o primeiro relatório mensal e alinha otimizações e ajustes que podem ou devem ser realizados na estratégia.


Dentro deste primeiro mês, a nossa equipe faz um acompanhamento próximo e fica a disposição para eventuais dúvidas que possam surgir referente ao uso do CRM ou outras partes da estratégia.


Alinhamento II: Análise das métricas (60 dias)

Em 60 dias após o lançamento, um novo alinhamento de conta é feito para acompanhar o desempenho comercial, analisar as primeiras métricas e fornecer eventuais orientações ao time de vendas.


Alinhamento III: Acompanhamento de resultados I (90 dias)

É no fechamento do primeiro trimestre após o lançamento que iremos ter dados mais consistentes para analisar e realizar ajustes caso seja necessário. Nessa etapa é fornecido ao cliente um relatório trimestral de desempenho e novas orientações ao time de vendas.


Alinhamento IV: Análise de conta (6 meses)

Neste alinhamento mais completo é apresentado um novo relatório trimestral ao cliente, e um plano de ações e serviços de melhoria. Além disso, é realizado um acompanhamento comercial e analisado os resultados de vendas dos últimos 6 meses.


Alinhamento V: Acompanhamento de resultados II (9 meses)

Novo acompanhamento de resultados do trimestre anterior com fornecimento de relatório e alinhamento comercial.


Alinhamento VI: Balanço de 12 meses (12 meses)

Um ano após o lançamento da estratégia digital, é feito um balanço super completo que inclui análise trimestral, apresentação e análise do ROI (Retorno sobre o investimento), estudo de dados da conta e planejamento do ano seguinte.


Embora o Onboarding completo ocorra no período de 12 meses, que é o tempo mínimo de investimento recomendado para consolidar a estratégia de vendas digitais, a integração da empresa costuma ocorrer de forma muita rápida, pois a todo momento a equipe da Infoqplan está disponível para tirar dúvidas, orientar e fornecer informações ao cliente.


Após este primeiro ano dentro da estratégia, já fica mais seguro evoluir para um processo de gestão e automação dos processos internos, que é quando a operação digital já está dando lucro de forma sólida e o foco passa a ser profissionalizar a gestão e automatizar processos para otimizar recursos e abrir caminhos para uma expansão do negócio, buscando oportunidades de crescimento e formas de escalar o negócio através da internet.


 

Sobre a Infoqplan!

A Infoqplan é uma assessoria em vendas digitais que atua há mais de 12 anos no mercado de marketing digital. Localizada em Sorocaba, interior de São Paulo, atendemos clientes de diversos nichos tanto no Brasil quanto no exterior. Trabalhamos com um método exclusivo focado em gerar resultados (vendas) através dos canais digitais, como Google, Facebook, Instagram e páginas na internet. Nosso objetivo é digitalizar parte da sua operação comercial e profissionalizar seu time de vendas para cada vez gerar mais resultados de forma consistente.



Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



bottom of page