Retorno de investimento (ROI): Como calcular?

Atualizado: Jul 13

O ROI é um instrumento importante para medir a eficiência em decisões e alocação de recursos





A métrica do Retorno de investimento (ROI) mostra, por meio de uma taxa de retorno, quanto um investidor ganhou (ou perdeu) em relação ao valor aplicado em um determinado investimento, dando ao mesmo tempo uma análise sobre o que aconteceu e uma perspectiva sobre o futuro do mesmo.

O ROI é um parâmetro que serve para analisar o retorno sobre qualquer tipo de investimento. Seja um projeto de pesquisa tecnológica, uma campanha de marketing ou a compra de uma nova máquina.

O cálculo do ROI é simples. Inicialmente subtrai-se o ganho obtido com o investimento pelo próprio valor investido, e, em seguida, divide-se esse resultado por esse mesmo valor de investimento. Com isso, a fórmula fica da seguinte maneira:

ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento


Por exemplo, se uma aplicação rende um ganho de R$200.000 e o investimento inicial foi de R$40.000, temos que: (200.000 – 40.000) / 40.000 = 4

Isso significa que o retorno sobre o investimento foi de quatro vezes o valor aplicado inicialmente. Como o ROI normalmente é expresso em forma de porcentagem, multiplica-se tal resultado por 100. Com isso, no exemplo acima, o ROI foi de 400%.

Assim os investidores conseguem saber e comparar exatamente como está sua performance em cada uma de suas aplicações, os incentivando ao longo do tempo a serem melhor. O ROI também é um instrumento muito importante para medir a eficiência em decisões e alocação de recursos, inclusive nas suas campanhas de marketing digital.


Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!




63 visualizações