Saiba como ter o público-alvo do seu negócio bem definido.
top of page

Saiba como ter o público-alvo do seu negócio bem definido.

Definição assertiva do público-alvo é essencial para guiar o seu processo de vendas e estratégias de marketing com sucesso.

Definir o público-alvo do seu negócio é crucial não só para adequar o produto ou serviço às necessidades dos seus consumidores, mas também para direcionar os esforços de marketing de forma precisa e eficiente, evitando assim desperdícios de recursos e maximizando seus resultados.


Neste artigo você irá entender o conceito de público-alvo e obter dicas práticas para conseguir ter bem definido qual é o tipo de público que busca adquirir seus produtos ou contratar seus serviços.


Neste artigo você confere:

O que é Público-alvo?

Público-alvo é o grupo de consumidores que uma empresa define como seu principal alvo para vender seus produtos ou serviços. Esse grupo é composto por pessoas que possuem características demográficas, psicográficas, comportamentais ou geográficas semelhantes, e que as tornam mais propensas a se interessar pelo tipo de produto ou serviço que a empresa oferece.


Conceito de Público-alvo.

Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, define público-alvo como "o conjunto de compradores que compartilham necessidades ou características comuns que a empresa decide servir".


Segundo Kotler, o público-alvo é uma parte importante do processo de segmentação de mercado, que é a divisão do mercado em grupos menores e mais homogêneos de consumidores com necessidades e preferências similares. A partir dessa segmentação, a empresa pode definir o público-alvo mais adequado para o seu produto ou serviço e direcionar suas estratégias de marketing para atender às necessidades específicas desse grupo.


Como definir o Público-alvo do meu negócio?

Para descobrir e definir um público-alvo para o seu negócio, será necessário mergulhar em uma série de análises de mercado em geral, do seu nicho em específico, da sua concorrência e dos tipos de dores que o seu produto ou serviço resolvem.


Analise as característica do seu produto ou serviço.

Comece definindo as características do que você oferece, como funcionalidades, benefícios e diferenciais. Se faça a seguinte pergunta: "Qual dor o meu produto ou serviço resolve?"


Neste sentido, dor é a necessidade que um grupo de pessoas tem e que o seu produto ou serviço pode solucionar. Isso ajudará a identificar quem são as pessoas que têm mais chances de se interessar pelo que você oferece.


Analise o mercado e seus concorrentes.

Faça uma pesquisa de mercado para entender quem são seus concorrentes, como eles estão posicionados e quem são seus clientes. Vá até o seu concorrente, passe por toda jornada de compra dele e veja que tipo de experiência ele está oferecendo a seus clientes.


Anote tudo! Tudo aquilo que te surpreendeu, aquilo que ele deixou a desejar e aquilo que você identificou que ele pode melhorar. Isso ajudará a identificar oportunidades e lacunas no mercado, bem como a definir como você pode se diferenciar e se posicionar diante da concorrência.


Analise as características do seu público.

Identifique as características do seu público-alvo, como idade, gênero, renda, escolaridade, comportamento de compra, valores, interesses e hábitos de consumo. Essa definição será importante para precificar seu produto ou serviço, se posicionar como marca de acordo com a linguagem do seu público, e criar uma persona que te ajude a entender o que o seu público pensa, vê, fala, como age e quais são as coisas que ele valoriza.


Crie uma Persona.

A partir das informações coletadas, crie uma persona, que é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Essa persona deve incluir características demográficas e psicográficas, bem como objetivos, desafios e necessidades relacionados ao seu produto ou serviço.


Para criar a persona ideal para o seu negócio, siga uma base de segmentação para que você possa chegar em um perfil muito bem definido, e não tão generalista. Isso será um grande diferencial para ter o seu produto ou serviço bem posicionado.


Base de Segmentação.

Base de segmentação é o conjunto de critérios ou variáveis que são utilizados para dividir um mercado em segmentos menores e mais homogêneos de consumidores. Essas variáveis podem ser diversas, tais como características demográficas, geográficas, psicográficas, comportamentais, entre outras.


Demográficas: Idade, gênero, escolaridade, renda, raça, estado civil, ocupação profissional e outras similares.


Geográficas: País, estado, cidade, bairro, rua, tamanho da cidade, se a cidade é metrópole ou rural, se mora em casa ou apartamento, clima do local, densidade e outras similares.


Psicográficas: Estilo de vida (Fitness, consumista, hippie, etc.), personalidade (conservador, liberal, caseiro, gosta de sair, etc.), valores, interesses, causas sociais que defende, bandeiras que apoia e outras similares.


Comportamental: Frequência de compra, lealdade a marcas, nível de envolvimento, sensibilidade a preço, percepção do marketing, benefícios buscados, em qual momento compra e outras similares.


Definir o público-alvo para o seu negócio não é uma tarefa simples, mas deve ser feita e com bastante atenção, cuidado e análise, já que será o ponto de partida para definir todas as outras estratégias de venda, posicionamento, precificação, canais, etc.


Busque se aprofundar cada vez mais no conhecimento do seu público e na otimização do seu produto ou serviço e da sua abordagem perante o mercado, isso irá te ajudar a destacar o seu negócio e evitar uma estagnação, já que as pessoas mudam, e é natural que as características do seu público-alvo também mudem com o tempo, sendo necessário adequações a persona, estratégia de marketing e posicionamento.



Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



bottom of page