top of page

Seja um vendedor destaque! Estratégias para você brilhar nas vendas em 2024.

Acredite, você não precisa ser mirabolante para vender mais, mas sim dominar e executar bem um conjunto de 5 estratégias chaves - saiba quais são e como executa-las.

Marketing Digital em Sorocaba tendências no Marketing Digital para 2024

O que faz um bom vendedor? Certamente, algumas pessoas vão responder que é talento ou uma boa lábia ou até mesmo espirito empreendedor. Tudo isso junto, dá uma boa soma e colabora muito para formar o perfil de um bom vendedor, mas só talento, lábia e espirito empreendedor não bastam!


Para vender bem é preciso dominar algumas técnicas essenciais para garantir uma performance contínua e que gere vendas saudáveis, que é aquela que realmente agrega algo ao seu cliente, fazendo-o ficar satisfeito ao ponto de recomendar a sua empresa para outras pessoas.

Neste artigo você confere:


Usar religiosamente o CRM.

O CRM é uma importante ferramenta estratégica que auxilia a equipe de vendas numa gestão de relacionamento mais eficiente com os clientes. Seu bom uso pode significar um maior sucesso no fechamento de negócios e facilitar a vida do time comercial, já que ali estão registradas informações muito ricas que irão direcionar todas as outras estratégias a serem aplicadas na trilha de vendas.


Ter Scripts de vendas.

Roteiro ou script de vendas, é o nome dado a uma técnica estratégica que busca direcionar e padronizar o atendimento ao lead. Este documento, nada mais é que um template para guiar o vendedor em cada etapa do processo de vendas, desde a abordagem inicial até o pós-vendas.


As grandes vantagens do roteiro de vendas, é a otimização do tempo e o direcionamento estruturado estrategicamente para induzir a conversão do lead. Em muitos casos o vendedor atende diversas pessoas diariamente, e o roteiro é preparado anteriormente abordando exatamente todos os caminhos que as conversas costumam tomar, dando uma orientação padronizada para os questionamentos mais frequentes e estágios enfrentados durante todo o atendimento, evitando que o vendedor se perca no meio do caminho.



Investir em Upsell e Cross sell.

Esta é uma estratégia mais conhecida entre os vendedores, o objetivo é aumentar o ticket médio da venda através de uma oferta adicional (geralmente exclusiva) ao lead logo após ele já ter fechado a primeira venda principal. Isso porque este momento após a primeira venda, é a hora em que o lead está mais quente e propenso em adquirir um novo produto ou serviço da sua empresa.


Já o cross sell é outra estratégia para aumentar o ticket médio da venda, mas dessa vez a intenção é oferecer ao lead um produto ou serviço que complemente a compra principal dele. A Apple por exemplo costuma fazer isso quando você vai comprar um iPhone novo, no fechamento da compra, quase na hora de pagar eles sugerem que você já adicione carregadores, capinhas e fones de ouvido ao seu carrinho.


Fazer Follow Up.

Em portugês, o termo Follow Up pode ser definido como acompanhar, ou seja, nesta ação o vendedor acompanha seu lead, dando suporte e trazendo informações que o façam avançar no processo de venda.


Dar suporte ao seu lead, sanando suas dúvidas e apresentando melhor os benefícios dos seus produtos e serviços, faz com que ele lhe enxergue como referência naquele nicho e assim sinta mais segurança para prosseguir com a contratação do serviço ou compra do produto.


É importante executar a ação de Follow Up quando o lead ainda está quente, pois isso aumenta as chances dele prosseguir no processo de venda. Esperar muito tempo para realizar um acompanhamento, abre brecha para ele ponderar demais a respeito da necessidade de adquirir seu produto ou serviço naquele momento, podendo postergar ou desistir da compra, além de que ele pode estar em contato com seu concorrente, e se você não der a atenção e suporte necessário, pode acabar perdendo a oportunidade para outra empresa do setor.


Tem que ter um Pós-vendas qualificado.

Uma estratégia muito ignorada mas extremamente importante para a fidelização, é o pós-vendas. Com um pós-vendas qualificado é possível aumentar a retenção deste novo cliente e fazer com que ele retorne a fazer novos negócios com você.


Nesta etapa o responsável irá buscar saber como cliente tem lidado com a solução oferecida, se ele necessita de algum suporte e se há alguma sugestão de melhoria. Aqui há também uma ótima oportunidade para um up-sell ou para trabalhar com ferramentas promocionais, programas de indicação ou fidelidade.


Esses pontos mostram que apenas aquele feeling não basta para ser um bom vendedor, é extremamente importante que a empresa invista em treinamentos e certificações e profissionalize cada vez mais o seu time de vendas, trazendo sempre uma visão mais estratégica a todo o processo e não contando apenas com as qualidades subjetivas, que também são importantes, mas não substituem as qualidades técnicas.


 

Sobre a Infoqplan!

A Infoqplan é uma assessoria em vendas digitais que atua há mais de 12 anos no mercado de marketing digital. Localizada em Sorocaba, interior de São Paulo, atendemos clientes de diversos nichos tanto no Brasil quanto no exterior. Trabalhamos com um método exclusivo focado em gerar resultados (vendas) através dos canais digitais, como Google, Facebook, Instagram e páginas na internet. Nosso objetivo é digitalizar parte da sua operação comercial e profissionalizar seu time de vendas para cada vez gerar mais resultados de forma consistente.



Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



bottom of page