top of page

As tendências no Marketing Digital para 2024.

Inteligência artificial e estratégia baseada em dados são algumas das tendências que estão crescendo e devem vir ainda mais fortes em 2024.

Marketing Digital em Sorocaba tendências no Marketing Digital para 2024

O setor de marketing tradicional sempre passou por constantes evoluções, mas no marketing digital esse dinamismo é ainda mais forte, todo dia surge algo novo, uma estratégia diferente, uma nova rede social ou uma nova inteligência artificial a ser explorada. Para 2024, não poderia ser diferente, o mercado se movimenta para a valorização dos dados nas estratégias digitais de qualquer empresa, até mesmo de pequenos negócios que ainda não adquiriram essa cultura, além disso, a inteligência artificial deve se infiltrar ainda mais e tomar conta de ferramentas, estratégias e no gerenciamento efetivo das empresas. Neste artigo, você já pode obter um spoiler das principais tendências que devem vir com tudo no próximo ano, e assim planejar para evoluir o seu negócio juntamente com as estratégias de marketing digital.

Neste artigo você confere:

Inteligência Artificial e Chatbots.

Se o ChatGPT e ferramentas de geração de imagem como o Dall-e já tomaram conta da internet neste ano, a tendência é que isso se fortaleça ainda mais em 2024, com a evolução dessas ferramentas e o lançamento de novas. A IA oferece a capacidade de criar anúncios personalizados, direcionando campanhas com eficácia que seria impossível do ser humano atingir. Além disso, a análise de padrões de comportamento do consumidor é uma nova possibilidade com essas ferramentas, tornando possível que mesmo empresas pequenas consigam utiliza-las para criar estratégias mais direcionadas e eficientes ao seu público-alvo.


Os chatbots, que também são alimentados por IA e aprendizado de máquina, voltam com ainda mais poderes e q podem oferecer suporte instantâneo e personalizado aos usuários, e até mesmo já realizar uma venda completa, sem que seja necessário um suporte humano no atendimento. Em um mundo acelerado, essas tecnologias desempenham um papel crucial no atendimento ao cliente e no suporte de vendas online, proporcionando uma experiência eficiente e satisfatória, além de otimizar muito o trabalho e possibilitar uma escalada mais acelerada do negócio.


Cultura baseada em Dados.

A análise de dados permanece como uma peça-chave no marketing digital, e em 2024, espera-se que até mesmo pequenos negócios deem a devida importância nas estratégias baseadas em dados, por conta disso a utilização de Dashboards e ferramentas de Business Inteligence (BI) deve ser uma forte tendência para o próximo ano. Um fator negativo do uso de dados, tem sido os constantes vazamentos, inclusive de informações sensíveis de milhões de clientes, o que facilita a aplicação de golpes e outras atividades criminosas. A segurança e responsabilidade na coleta, armazenamento e gerenciamento de dados, também será um aspecto a ser muito cobrado no próximo ano, com novas legislações especificas e punições mais severas para empresas que não conseguirem comprovar boas práticas na utilização de dados de terceiros. A combinação de dados com inteligência artificial, é uma outra possibilidade que deve ganhar força no próximo ano também, oferecendo oportunidades ainda mais amplas para personalização e eficácia nas estratégias de marketing.


Assessoria de Imprensa Digital.

Uma das grandes revoluções previstas para 2024 é a volta e a ascensão da assessoria de imprensa, só que dessa vez mais reformulada para atender as demandas do mercado digital e o relacionamento entre empresas e o mercado de mídia (sites, influenciadores e programas da internet. Tradicionalmente centrada em estratégias, conteúdo e relacionamento, a assessoria de imprensa agora adiciona um novo componente essencial: o conhecimento digital. Em um mundo onde a mídia tradicional se entrelaça cada vez mais com o digital, as empresas de assessoria de imprensa buscam adaptar seus materiais para maximizar a visibilidade online.


A utilização de táticas como o link building, proveniente do marketing digital, ganha destaque nesse contexto, e visa conquistar backlinks de qualidade em sites relevantes, ampliando o alcance e a autoridade online, principalmente para novas empresas. Assim, a assessoria de imprensa digital busca não apenas menções na mídia tradicional, mas também a amplificação dessas referências no ambiente digital, impulsionando o tráfego e fortalecendo a reputação online.


Humanização ainda não saiu de moda!

Apesar da crescente presença da tecnologia, a busca por processos humanizados continua sendo uma tendência vital no marketing digital. Empresas que conseguem mesclar a eficiência da tecnologia com uma abordagem humanizada tendem ter sucesso em criar uma conexão mais profunda com clientes e fornecedores, se destacando de seus concorrentes e sendo uma "queridinha" nas redes sociais, apenas pelo seu posicionamento diferenciado.


A linguagem natural e fácil de entender, juntamente com a narrativa que destaca a vivência da marca, são estratégias fundamentais para garantir a humanização. Essa abordagem não se limita apenas ao conteúdo, mas também se estende ao atendimento ao cliente, onde a linguagem natural e a expressão emocional desempenham um papel crucial. À medida que nos aproximamos de 2024, fica claro que o marketing digital continuará sua trajetória de adaptação e inovação. As empresas que conseguirem incorporar essas tendências em suas estratégias estarão melhor posicionadas para se destacar em um cenário cada vez mais competitivo. É hora de planejar o próximo ano e focar nos meios para o crescimento do seu negócio, e obviamente o marketing digital não pode ficar de fora desse planejamento, senão, simplesmente não haverá crescimento!


 

Sobre a Infoqplan!

A Infoqplan é uma assessoria em vendas digitais que atua há mais de 12 anos no mercado de marketing digital. Localizada em Sorocaba, interior de São Paulo, atendemos clientes de diversos nichos tanto no Brasil quanto no exterior. Trabalhamos com um método exclusivo focado em gerar resultados (vendas) através dos canais digitais, como Google, Facebook, Instagram e páginas na internet. Nosso objetivo é digitalizar parte da sua operação comercial e profissionalizar seu time de vendas para cada vez gerar mais resultados de forma consistente.



Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



Comments


bottom of page