top of page

Como reter os clientes novos que vão chegar na Black Friday?

A Black Friday tende a trazer um volume maior de novos clientes, mas tão importante quanto conquistá-los é retê-los!

Marketing Digital em Sorocaba Black Friday

A Black Friday está chegando, e tão importante quanto aplicar estratégias para atrair novos clientes, é saber como retê-los e assim aproveitar melhor as oportunidades de vendas que uma boa estratégia de retenção pode trazer.


A retenção de clientes é uma das principais chaves para o sucesso de qualquer negócio, especialmente em um mercado cada vez mais competitivo, onde diversas empresas do mesmo nicho lutam pela atenção de um público especifico em comum.


Manter clientes fiéis e satisfeitos não é uma tarefa fácil, e muitas empresas lutam para implementar estratégias eficazes. Neste artigo, vamos explorar três das principais estratégias para reter clientes: a cultura de um atendimento eficiente e de excelência, o trabalho para superar as expectativas dos clientes e os programas de fidelização.


Neste artigo você confere:

O que é retenção de clientes?

Retenção de clientes é a competência de manter pelo maior tempo possível os clientes existentes em sua base. Isso se dá por meio de estratégias e táticas que garantem sua satisfação e fidelidade.


Esta é uma estratégia fundamental para o sucesso de qualquer negócio, já que manter um cliente existente ativo e comprando, faz com que o custo de aquisição compense muito mais, além de que um cliente extremamente satisfeito pode te indicar e trazer um novo cliente com um custo de aquisição zero para o seu negócio.


A retenção de clientes pode incluir a oferta de atendimento de qualidade, a criação de produtos e serviços personalizados, a entrega de uma experiência excepcional ao cliente e programas de fidelidade. Quando bem-sucedida, a estratégia pode garantir uma base de clientes leais e engajados, impulsionando o crescimento e o sucesso de um negócio a longo prazo.


Cultura do atendimento de excelência e eficiência.

Cultura do atendimento de excelência e eficiência significa engajar todos os funcionários da empresa em torno de um mesmo propósito: fornecer o melhor atendimento possível aos clientes. Isso não ocorre de maneira natural, precisa de um trabalho que envolve desenhar o perfil de colaborador ideal da empresa, treinamento dos colaboradores já existentes, recrutamento de talentos que estejam mais alinhados ao perfil desenhado pela empresa e quando necessário, desligamento daqueles que não se enquadram e não conseguem se ajustar ao perfil da empresa.


Um dos principais benefícios dessa estratégia é a criação de uma imagem positiva da sua empresa. Clientes satisfeitos tendem a compartilhar sua experiência positiva com outras pessoas, o que pode atrair novos clientes para o seu negócio e gerar um efeito manada, com cada vez mais clientes indicando novos clientes.


Além disso, um atendimento de excelência e eficiência também pode ajudar a evitar reclamações e disputas com os clientes. Isso porque, quando os clientes são tratados com respeito e atenção, eles se sentem valorizados e tendem a ser mais compreensivos em situações de problemas ou erros, que eventualmente irá acontecer até mesmo nas melhores empresas.


Um bom exemplo de empresa que tem um forte trabalho de excelência e eficiência é a Disney, que tem o seu modelo de negócio desenhado não só para satisfazer, como também para encantar seus clientes. Isso é algo que está presente em toda cadeia de produtos Disney, mas que pode ser mais percebida nos parques, onde todo o design, logística e engenharia foram pensados para serem extremamente eficientes.


Superação das expectativas!

E falando em Disney, outra estratégia muito importante para reter clientes e que é amplamente utilizada pela empresa, principalmente nos parques, é a da superação das expectativas.


Isso significa que sua empresa deve fornecer um serviço ou produto que vá além do que os clientes esperam. Isso pode ser feito de várias maneiras, como fornecer um atendimento personalizado, presenteá-lo com um brinde surpresa ou fornecer uma garantia estendida para os produtos.


Ao superar as expectativas dos clientes, você cria um vínculo emocional com sua marca, tornando-os mais propensos a comprar novamente no futuro e a recomendar seus produtos e serviços para outras pessoas.


Uma das principais vantagens dessa estratégia é que ela pode ajudar a diferenciar sua empresa da concorrência, já que muitas se contentam em apenas fornecer o serviço acordada (ou muitas vezes nem isso). Quando os clientes percebem que sua empresa está disposta a fazer um esforço extra para garantir sua satisfação, eles são mais propensos a escolher sua marca em vez de outras.


Programa de Fidelidade.

Os programas de fidelização são uma das estratégias mais eficazes para reter clientes, já que oferecem incentivos para aqueles que compram regularmente seus produtos ou serviços, como descontos, brindes exclusivos ou acesso antecipado a novos produtos.


Os programas de fidelização podem ajudar a criar um relacionamento duradouro com seus clientes, incentivando-os a continuar comprando de sua empresa. Além disso, esses programas também podem fornecer dados valiosos sobre os hábitos de compra da sua clientela, o que é bastante importante para futuras decisões de negócios.


O negócio que não se preocupa em reter seu cliente, está fadado a ter grandes problemas em atrair novos clientes no futuro. A competitividade está aí, e uma hora ela chega para todos os negócios, o bom empreendedor sabe que reter é tão importante quanto atrair novos clientes.



Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



Kommentare


bottom of page