Venda sem vender: a estratégia das mídias sociais.
top of page

Venda sem vender: a estratégia das mídias sociais.

Conteúdo de valor constrói confiança, educa seu cliente e reforça a sua autoridade no nicho.

Compre agora mesmo! Venha comprar! Compre! Compre! Compre! Imagina um perfil com esse comportamento nas redes sociais? Totalmente desinteressante né? Ninguém se interessa em seguir um perfil e engajar com um tipo de conteúdo cujo único e exclusivo objetivo é enfiar uma venda goela abaixo do seu público. Nas redes sociais, é preciso vender sem de fato vender.


Agregar valor.

Agregar valor ao seu público, é oferecer informações interessantes que estejam dentro ou correlatos ao seu nicho. Esse tipo de conteúdo constrói uma relação de confiança do público com a marca, além de educar seus seguidores e potenciais clientes e reforçar a sua autoridade na área em que atua.


Exemplos de conteúdo de valor:

- Curiosidades relacionadas ao seu produto/serviço.

- Notícias relacionadas ao seu produto/serviço.

- Mitos e verdades sobre o seu produto/serviço.

- Como é feito o seu produto/serviço.

- Mudanças que o seu produto/serviço promovem.


Venda x valor.

Ao invés de vender explicitamente o seu produto ou serviço, venda o valor que ele oferece, ou seja, a transformação que ele causa na vida das pessoas. Nota-se que quando falamos em transformação, não necessariamente o que você oferece tem que mudar a vida da pessoa em grandes proporções. Pequenas transformações momentâneas como um corte de cabelo, um produto mais saudável, um upgrade de celular, ainda sim são transformações que impactam na vida do cliente e são fatores de decisão na compra.


Exemplos de venda de produtos x venda de valor:


Vendendo o produto: Compre agora mesmo a máscara capilar Beauty Hair* e tenha um cabelo super hidratado e livre do frizz. (*Marca genérica a título de exemplo)


O exemplo acima oferece transformação, mas soa muito genérico e não transmite confiança, além de deixar muito em aberto para que tipo de publico o produto é destinado. Funciona em todos os cabelos? Necessita de algum outro produto adicional? Falta informação ao consumidor.


Vendendo valor: A piscina ressecou seu cabelo? 5 vitaminas para misturar com a máscara Beauty Hair e potencializar a sua hidratação.


Diferente do primeiro, este conteúdo oferece valor (dica), especifica um público (cabelo ressecado de piscina), demonstra autoridade (conhecimento das vitaminas) e oferece uma transformação (potencializar a sua hidratação). Mesmo que naquele momento a pessoa que ler não esteja precisando hidratar seu cabelo, é um tipo de conteúdo que desperta interesse, aumenta as chances de engajamento (salvar, comentar, curtir) e relaciona a sua marca com transformação, qualidade e autoridade.


Oferecendo um conteúdo de valor que eduque seu cliente, construa confiança na sua marca e reforce sua autoridade no nicho, a venda acaba acontecendo por consequência, mesmo que esse processo não seja direto e imediato.




Conheça a metodologia digital de sucesso em vendas!



bottom of page