Falando de Negócios com Maurício Micheletti
top of page

Falando de Negócios com Maurício Micheletti



Ou se preferir, você pode ler a entrevista aqui abaixo:


INFOQPLAN: O que é equipe de alto desempenho?

Maurício: Uma equipe de alto desempenho é aquela formada por pessoas diferentes entre si e com competências complementares, de maneira que cada membro da equipe possa cobrir as carências de outro membro. Em uma equipe de alto desempenho os indivíduos são capazes de “cobrir os buracos” uns dos outros e com isso a equipe fica muito mais forte. Em uma equipe comercial, por exemplo, não é preciso que todos os membros sejam super-vendedores. Há espaço para vendedores mais introvertidos, que terão um bom approach com clientes mais resistentes. É uma tarefa primordial do líder da equipe ser capaz de enxergar estas possibilidades e montar equipes com competências mais amplas. Também é missão do líder ser capaz de contratar pessoas diferentes dele mesmo, de modo que a complementaridade seja um ponto forte entre os integrantes: o líder de uma equipe de alto desempenho não cai na “armadilha” de contratar apenas pessoas com temperamento e experiência parecidas com as dele próprio.

INFOQPLAN: Qual o impacto causado por este tipo de equipe?

Maurício: Existem empresas que tem equipes em diferentes níveis de maturidade dentro de sua estrutura. Em algumas áreas a empresa tem líderes que conseguem montar grandes equipes enquanto que em outras áreas as equipes ainda estão se desenvolvendo, ainda não chegaram ao seu ponto máximo de desempenho. Nesta situação, é importante fazer um grande esforço no sentido de alinhar a performance dessas equipes díspares através de constantes treinamentos. O treinamento tradicional é bastante eficaz, mas não deve ser a única ferramenta: o diálogo constante dos líderes com suas equipes é fundamental, para que se possa mostrar para os colaboradores os benefícios gerados quando eles dão o melhor de si. O esforço do líder ao formar uma equipe de alto desempenho o transformará em uma referência interna em sua empresa, e, portanto o líder não deve temer perder seu posto ao criar uma equipe valiosa, ao contrário, ele estará comprovando o seu valor e o valor dos membros de sua equipe para a empresa.

INFOQPLAN: Quais as dicas para se formar essa equipe?

Maurício: Atualmente as empresas concorrem em pé de igualdade, pois todas têm acesso às mesmas tecnologias, aos mesmos canais de divulgação, às mesmas linhas de crédito... o que diferencia uma empresa de outra no cenário atual é a qualidade de suas equipes. Portanto é necessário investir no capital humano, provendo treinamentos, contratando os futuros colaboradores com calma, planejando como deve ser o desenvolvimento das lideranças e das equipes da empresa, enfim, ajudando seus colaboradores a se desenvolverem não só para o trabalho, mas como seres humanos mais completos. Pessoas desenvolvidas entregam maior resultado!

INFOQPLAN: Com a sua experiência, existe uma receita padrão?

Maurício: O que eu mais gosto do meu trabalho como consultor é poder ver equipes diferentes, em diferentes empresas, com diferentes modelos de negócios e diferentes níveis de maturidade, transformando-se em equipes de alto desempenho. Portanto, não há uma receita padrão, temos sempre que buscar uma receita exclusiva para cada negócio. É claro que existem alguns princípios, como os que mencionamos anteriormente, que devem ser seguidos. Mas estes princípios sempre devem ser calibrados para a necessidade de cada empresa.

INFOQPLAN: O que você quer compartilhar?

Maurício: As empresas precisam investir na formação de seus líderes e de suas equipes, mas as pessoas também devem assumir suas responsabilidades individuais no desenvolvimento de suas carreiras. Se as empresas fizerem a parte delas e as pessoas também se esforçarem no que diz respeito às suas metas pessoais, não tenho dúvidas de que o sucesso virá para ambos. Há espaço para ganharmos mais dinheiro, para que possamos crescer em nossas carreiras e, especialmente, que possamos nos realizar cada vez mais em nosso trabalho.

Maurício Micheletti é consultor de recursos humanos, palstrante e headhunter, leciona no ensino superior e MBA no Brasil, atua como professor convidado em instituições de ensino fora do país, sua empresa trabalha com BPO de Folha de Pagamento e RH (atende clientes de todos os portes), estrutura cargos e salários, avalia desempenho e 360, pesquisas de clima organizacional e participa de vários projetos na área de Gestão de Pessoas.

bottom of page