Para Escapar da Crise, Seja Profissional!

Atualizado: Jan 9



Vivemos tempos difíceis. Nos noticiários, portais e redes sociais, apenas notícias desmotivadoras, a crença no sucesso dos empreendedores cada vez menor pois a cada dia que passa parece que todo o trabalho e tempo investido na criação do seu sonho, do seu negócio, começa a se desmanchar, como um castelo de cartas.

Essa situação parece estar instalando nos empresários uma sensação de desespero. Com a desaceleração brusca da economia, vemos a cada dia um novo negócio fechando as portas. As placas de “vende-se” e “aluga-se” passam a se tornar algo natural na paisagem das grandes cidades e o desespero trazido pela situação é perceptível ao se acompanhar as conversas em padarias, bares e grupos de networking.

O que fazer? Como reverter essa situação? O que o empreendedor e o micro empresário podem fazer para se manterem vivos nesse ambiente tão hostil?

Uma coisa importante de se dizer é que, apesar das empresas estarem jogando na “retranca”, o mundo não para, não pode parar, e o dinheiro continua girando, assim como a economia. O ecossistema organizacional precisa do giro do capital para se manter, do contrário viveríamos um colapso de proporções épicas, como nenhum filme de hollywood ainda pode imaginar.

Se esse dinheiro ainda está em giro, então onde está? Se as empresas continuam precisando realizar investimentos, e que não são poucos, para se manterem a frente de seus concorrentes, então quem está sendo contratado? Para quem está indo esse investimento?

Essa é a hora onde está prevalecendo a lei da selva. Veja a tirinha a seguir publicada pela MKT! Sorocaba, ela irá nos ajudar a refletirmos sobre esse cenário:


Observe os quadros e perceba qual diferença que fez um personagem prevalecer sobre o outro no momento de crise... Sim, aquele que se capacitou, aquele que se profissionalizou, aquele que procurou por soluções para adquirir mais produtividade, mais agilidade, e literalmente ficar à frente da concorrência quando o momento de crise chegasse. E ele chegou!

Nós temos a tendência de não nos mexermos quando estamos numa zona de conforto, e a situação que a grande maioria das empresas, que estão enfrentando maior dificuldade nesse momento, é apenas um resultado dessa falha de gestão gravíssima. No momento em que estávamos confortáveis, esse empreendedor que deveria ter se preparado e investido no seu negócio para fortalece-lo, não fez nada, afinal, em “time que está ganhando não se mexe”.

Mas e agora, será que ainda dá tempo? Será então que agora nem adianta eu tentar empreender? E o um negócio, desisto e deixo morrer?

É claro que não. Antes tarde do que nunca! A parte boa é que hoje existem milhares de soluções que podem fortalecer sua retaguarda e colocá-lo de volta ao jogo. O segredo para atrair os negócios e empresas que estão contratando profissionais e prestadores de serviços é se diferenciar da massa, é ser profissional.

Para ser profissional, basta resolver alguns poucos pontos, que com certeza farão toda a diferença em suas próximas negociações tais como:

Formalize o seu negócio:

Se você tem uma micro empresa ou pequena empresa então tire seu CNPJ, procure por um contador de sua confiança ou acesse o portal contábil Sorocaba, pois lá você irá encontrar profissionais qualificados que com certeza poderão lhe ajudar a dar esse passo importantíssimo para a profissionalização do seu negócio. Se você é um prestador de serviços, então faça seu cadastro em sua prefeitura como um Micro Empreendedor Individual (MEI), com isso as empresas terão muito mais confiança para contratá-lo, você cumpre com suas obrigações fiscais e sai da informalidade.

Esteja disponível na internet para ser encontrado:

Hoje o principal canal de busca utilizado para se encontrar prestadores de serviços com certeza é o google, portanto você precisa estar lá, e o próprio google dá uma forcinha. Procure por Google Meu Negócio, faça o cadastro da sua empresa ou o seu próprio e aguarde a cartinha de confirmação do google (sim, pode esperar que ela vai chegar). Com isso, quando as pessoas procurarem sua empresa, o google irá te encontrar muito mais facilmente, além de fornecer as informações mais importantes para o seu cliente como seu endereço e informações de contato. O melhor de tudo, é totalmente gratuito, você não irá pagar nada por isso, portanto se você ainda não está no google, faça isso agora mesmo.

Tenha uma apresentação profissional na web:

Além de estar no Google Meu Negócio, ter um website é de extrema importância, pois será ele que irá te auxiliar apresentando seus produtos e serviços para quem estiver te procurando, com a vantagem de poder ser visualizado por milhares de pessoas ao mesmo tempo e vinte e quatro horas por dia, coisa que seu vendedor ou você sozinha jamais seria capaz de fazer. Mas não basta ter qualquer site, pois se sua apresentação for amadora, o efeito pode ser inverso e pode acabar queimando sua imagem e sua marca, portanto dedique-se a fazer isso de forma profissional e peça opiniões para garantir que o resultado final está causando o impacto que você realmente deseja.

Tenha um bom cartão de visitas com e-mail corporativo:

Para qualquer lugar onde você vai, provavelmente seu cartão de visitas será um dos materiais que irá deixar com seus potenciais prospects, portanto invista num cartão profissional, que siga a identidade visual da sua marca, e que tenha todos os seus canais de comunicação. Nada de fazer cartão genérico para economizar colocando apenas o nome da empresa e um e-mail genérico de contato. Faça um cartão personalizado, com o nome, telefone, website, redes sociais, whatsapp e e-mail. Um ponto importantíssimo que as empresas irão reparar e você talvez não tenha se dado conta, seu endereço de e-mail não pode ser @gmail, @yahoo, @hotmail, @outlook, @ig, etc... Para valorizar a sua identidade você precisa ter um domínio e um endereço de e-mail profissional, como diego@infoqplan.com.br. Isso com certeza passa mais credibilidade e confiança ao seu prospect, pois demonstra mais profissionalismo e que a empresa tem estrutura mais adequada para melhor atendê-lo.

Marque presença nas redes sociais:

Todo mundo está no facebook, não existe mais limitação por idade, classe, credo, política ou o que for, todas as pessoas se conectam por lá. As grandes empresas a tempos perceberam o poder de alcance e penetração que o facebook fornece, com possibilidades exponenciais, portanto você precisa marcar presença lá também. Mas não com seu perfil de usuário, isso não vai funcionar. Crie uma fanpage, que são as páginas de empresas, marcas, organizações, entre outros. As fanpages permitem diversas configurações, principalmente em se tratando de segmentação e público alvo, o que fará com que seus posts, divulgações e conteúdos sejam exibidos para as pessoas que você deseja, e com a possibilidade de se tirar métricas e ir aprendendo com os resultados de cada campanha.

Crie um blog e gere seu próprio conteúdo:

Por fim, para criar autoridade com seu público alvo e se tornar referência no que você faz, você precisa gerar conteúdos relevantes como esse artigo que está lendo agora. Esses conteúdos, além de mostrar a seus clientes um pouco dos seus conhecimentos a respeito dos serviços que você está se dispondo a prestar, ainda melhoram o “rankeamento” do site no google, que passa a dar mais relevância para seu site e, portanto, a exibi-lo com maior frequência quando as pessoas buscam assuntos relacionados ao que você faz.

Esses são pontos básicos porém fundamentais, que com certeza já irão impulsionar a sua imagem e aumentar a sua credibilidade, melhorando suas chances de conseguir convencer mais prospects a contratá-lo e trazendo uma grande diferenciação da sua concorrência.

Parece complicado, mas dedicando algumas horas do seu dia e estudando um pouco sobre cada tópico, com certeza você conseguirá resolver cada um desses pontos sem grandes dificuldades.

Se precisar de ajuda ou quiser saber mais sobre o que você ou sua empresa podem fazer para se tornarem mais profissionais, entre em contato a equipe da INFOQPLAN, e nossos analistas e-business terão o maior prazer em atendê-lo.


#Clientes #email #ERP #Financeiro #GoogleApps #RedesSociais #SistemadeGestão #Website

6 visualizações