Algoritmo do Instagram: Entenda como funciona e veja dicas para melhorar seu engajamento.
top of page

Algoritmo do Instagram: Entenda como funciona e veja dicas para melhorar seu engajamento.

Não existe receita mágica, mas algumas dicas podem te ajudar!

Você provavelmente já ouviu falar no tal do algoritmo do Instagram, certo? O termo ficou em alta a partir de 2016, quando a plataforma anunciou uma grande mudança no seu algoritmo, que deixaria de ser cronológico e passaria levar em consideração outros fatores na entrega das postagens.


O algoritmo nada mais é do que um conjunto de códigos que utilizam determinados critérios para identificar ações de comportamento do usuário, e com base nisso realizar cálculos automáticos para a distribuição de conteúdo. O Instagram não divulga quais são todos os critérios levados em consideração para que o algoritmo faça uma boa distribuição, mas alguns são de conhecimento público e já foram até confirmados por Adam Mosseri, atual diretor geral da plataforma.


A plataforma prioriza mostrar primeiramente os conteúdos de amigos com quem há uma interação mutua, ou seja, pessoas que se seguem e interagem uma com a outra de forma consistente na rede social, seja por curtidas, comentários, reações ou mensagens privadas.


O algoritmo leva em consideração também a relação de experiência do usuário com determinada postagem, como por exemplo a média de tempo que ele passa olhando uma foto ou assistindo um vídeo, se ele clicou para ler mais na legenda e se ele foi adiante nos slides de um post no formato carrossel. Tudo isso conta como experiência do usuário, e é levado em consideração na distribuição do post, se o algoritmo entende que aquele é um conteúdo relevante, ele passa a distribuir para mais pessoas de forma crescente, como se fosse um raio de alcance em expansão.


Dicas para utilizar o algoritmo a favor do seu engajamento

É importante destacar que não existe fórmula mágica para melhorar o seu engajamento, cada conta reage de uma forma, mas de uma forma geral, melhorar a experiência do seu seguidor com os conteúdos que você posta, é um caminho que tende a dar bons resultados.

Priorize a qualidade

Um post chamativo e que gere uma conexão com o seu público é a chave principal para melhorar a experiência com seus seguidores, prendendo eles por mais tempo na tela do seu conteúdo e gerando interações através de curtidas, comentários, reações e salvamentos.


Se fizer isso de forma consistente, a tendência é que a entrega do seu conteúdo aumente, atingindo aqueles seguidores que antes não recebiam o seu post no feed deles, e posteriormente sendo recomendado para usuários que não te seguem ainda.


Poste mais, mas continue focando na qualidade

Aparecer mais no Instagram acelera o crescimento da sua conta, mas de nada adianta postar todos os dias se a cada 7 postagens 5 forem irrelevantes para o seu público, isso só vai "bagunçar" o seu algoritmo. Vale mais focar na qualidade do que na quantidade, defina um padrão de postagens e divida elas explorando as múltiplas ferramentas da plataforma, como post único, post em carrossel e reels.


Mostre a cara

Se fizer sentido para o seu nicho, apareça mais nos stories, reels e postagens. O fator humano cria conexão com o público e cativa mais seus seguidores. Você não precisa aparecer a todo momento, mas é interessante que as pessoas vejam a pessoa por trás do trabalho.


Fazer lives tirando dúvidas e interagindo com o seu público é também uma forte ferramenta de conexão e de fortalecimento de autoridade, a lives são inclusive a melhor ferramenta do Instagram para fechar vendas, pois só assiste quem está realmente muito interessado no que você tem a oferecer, ou seja, leads quentíssimos!


Entre na onda do Reels

Reels é a ferramenta de vídeos rápidos e verticais do Instagram, similar ao TikTok, mas engana-se quem acha que só bombam vídeos de dancinhas. O Reels é uma ferramenta poderosa para crescimento na plataforma e recebe uma atenção especial do algoritmo na entrega, sendo inclusive muito recomendado no feed de pessoas que não te seguem, o que aumenta o seu alcance.


No Reels você pode postar diversos tipos de conteúdos em vídeo, como por exemplo curiosidades sobre seu nicho, bastidores do seu trabalho, momentos descontraídos da empresa, tutoriais relacionados ao seu produto ou serviço e diversas outras ideias, o limite vai da sua imaginação!


Entenda o seu público

Entender o seu público é talvez a dica principal que vai reger todas as outras listadas acima, mas para saber isso você precisa testar formatos, temas de conteúdos e a forma como você entrega eles.


Para determinados nichos por exemplo, o formato de carrossel atraí mais o público, para outros os vídeos são os que mais prendem a atenção e geram interação. Você precisa explorar bem os formatos para entender o que seu público consome mais, mas sem deixar também de publicar em outros formatos, para não ficar algo muito automático e saturado.


Crie editoriais e veja quais agradam mais a sua audiência, alguns exemplos de editoriais são dicas sobre algo do seu nicho, informações educativas, curiosidades, bastidores e tutoriais.


Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como funciona o algoritmo do Instagram e como usa-lo para melhorar o seu engajamento, que tal seguir a Infoqplan por lá e ficar por dentro de mais dicas, noticias e conteúdos sobre marketing digital e vendas online?





Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



bottom of page