Google Ads e Facebook Ads: diferenças, onde anunciar e objetivo de cada um.

Plataformas de anúncio do Google e Facebook tem suas diferenças e saber escolher influência diretamente em seus resultados.

Google ou Facebook, em qual das duas plataformas devo anunciar? Essa dúvida pode parecer simples, mas definir a plataforma correta para direcionar seus investimentos em anúncios, é decisivo para o bom desempenho da sua campanha. As duas plataformas são ótimas para anunciar, e você pode inclusive anunciar em ambas, mas saiba direcionar seu orçamento para aquela que irá dar mais retorno ao seu negócio.


Diferenças e onde anunciar

O Google é o principal buscador do mundo, e exibe anúncios com base na pesquisa das pessoas. Nesta plataforma a principal consideração de exibição dos anúncios é a intenção de busca do usuário.


Já o Facebook é a principal rede social do mundo, e exibe anúncios com base nas características e preferência das pessoas. Nesta plataforma a principal consideração de exibição de anúncios é a personalidade e o comportamento do usuário.

Logo, se o seu produto ou serviço é mais buscado por necessidade, então o Google é onde você deve alocar a maior parte dos seus investimentos em anúncios. Já se o seu produto ou serviço chama a atenção e desperta desejo impulsivo nas pessoas, então o Facebook é onde você deve investir mais.


Tipos de anúncio no Google

O Google Ads é dividido em basicamente duas partes: pesquisa e display. A pesquisa é aquele anúncio escrito que aparece exatamente na página de pesquisa entre as primeiras posições quando determinado termo é buscado. O anúncio de display são imagens, vídeos ou gifs que podem aparecer tanto nas ferramentas oficiais do Google (Youtube, Blogger e Gmail) quanto na imensa gama de sites parceiros (G1, Uol, Jovem Pan e outros).


Os anúncios de pesquisa são extremamente efetivos para buscas quentes, pois eles aparecem exatamente no momento que o usuário está pesquisando e interessado em determinado produto ou serviço. A seleção de palavras chave é muito importante neste tipo de anúncio, pois cada clique gera um gasto, e a intenção é que somente os usuários realmente interessados clique em seu anúncio e faça a conversão de compra.


Tipos de anúncio no Facebook

No Facebook, os principais tipos de anúncios são de imagem ou vídeo, e como dito anteriormente eles irão aparecer com base nas características e preferências dos usuários, e não necessariamente baseado em uma busca, embora seja possível exibir anúncios no Facebook para usuários que já pesquisaram pela sua empresa e passaram pela sua página.


Ao anunciar no Facebook você pode ainda selecionar onde você quer que o seu anúncio seja vinculado, podendo incluir também o Instagram e os diversos formatos disponíveis (Stories, Feed, Reels e outros). Assim como no Google, você pode segmentar seu público, exibindo somente para uma determinada cidade, faixa etária, classe social e outras seleções de personalidade e comportamento do usuário.


Objetivos

Enquanto o principal objetivo do Google é fisgar o usuário exibindo exatamente aquilo que ele procura, no momento que ele mais está interessado e com um jogo de palavras que o convença, no Facebook o maior objetivo é conquistar o usuário através de um apelo visual, para aí sim ele se interessar mais ao ponto de ler a legenda e ir até a página de destino onde ele vai saber mais sobre o produto ou serviço e realizar uma conversão.


Nem sempre o usuário irá realizar uma conversão instantânea no Facebook, já que o objetivo da rede é mais baseado na conquista, podendo ser necessário exibir um novo anúncio para aquele mesmo usuário ser conquistado. O nome deste tipo de estratégia é remarketing, que é quando o usuário é “perseguido” no Facebook e Instagram pelos anúncios de uma mesma empresa.


Tanto o Google quanto o Facebook, são excelentes plataformas para integrar uma estratégia digital, e uma assessoria em marketing de qualidade vai saber balancear o investimento em créditos de anúncios para aquela plataforma que faz mais sentido para cada tipo de negócio.




Revolucione o processo de vendas da sua empresa!