Linha Editorial: O que é e como montar uma para o seu negócio.
top of page

Linha Editorial: O que é e como montar uma para o seu negócio.

Entenda o conceito por trás da criação de conteúdo relevante no digital.

O que vale mais? 1 postagem por dia feita de qualquer jeito e batendo sempre na mesma tecla ou 1 postagem por semana bem feita e oferecendo um conteúdo de valor ao seu usuário?


Ser constante no digital já não é o suficiente, além de imprimir sua marca regularmente nas redes sociais e mecanismos de busca, é preciso oferecer um conteúdo de qualidade aos usuários, se destacando dos demais concorrentes. Postar por postar, isso qualquer um faz.


A linha editorial é um conceito que busca trazer exatamente mais qualidade as suas postagens regulares nas redes sociais e mecanismos de buscas, seja através de blog ou postagens no próprio Google Meu Negócio.


Na prática, uma linha editorial de conteúdos é a seleção de pautas relevantes que serão publicadas no momento certo, entregando sempre assuntos relevantes, coerentes e de qualidade para o seu público.


Benefícios de uma linha editorial

O principal benefício que uma linha editorial pode oferecer é a otimização do tempo. Devido a sua organização prévia, você consegue se planejar com antecedência para programar postagens coerentes com o que está acontecendo no momento, saindo na frente e entregando mais qualidade do que quem deixa para montar uma publicação em cima da hora.


Vamos pegar como exemplo o dia dos namorados - é uma sazonalidade anual e que pode ser tratada de diferentes formas, por diversos nichos. Se planejando antecipadamente você consegue pensar, pesquisar e planejar a forma como o seu negócio vai tratar esta data em uma ou mais postagens. Você vai estar falando com o seu público sobre um tema do momento, planejado anteriormente e vinculado na hora certa.


Além da otimização do tempo, uma linha editorial garante uma maior qualidade aos seus conteúdos, pois há mais tempo para pesquisar, trazer dados interessantes e preparar uma arte bem atraente que se destaque nas redes sociais.


Como montar uma linha editorial

O primeiro passo é pesquisar bastante o que os concorrentes estão fazendo, onde eles estão acertando e onde estão errando. Busque também referências nas maiores empresas nacionais e internacionais atuantes no seu nicho.


Feito uma boa pesquisa, você provavelmente já estará com várias ideias de pautas em mente, comece listando todas elas e depois a separe por subtemas. O próximo passo é pensar no macro da sua estratégia, definir quais são seus objetivos e como você pode utilizar essas pautas para engajar seu público e comunicar-se de forma coerente com o que está acontecendo no mundo e na sua empresa.


A pandemia de Covid-19 por exemplo foi um acontecimento mundial que segue em desdobramento e sendo pauta diária nos meios de comunicação. Como a comunicação da sua empresa pode abordar este assunto? No que esta pauta pode engajar para o seu negócio? Nem sempre um assunto do momento vai ser proveitoso para a sua linha editorial, por isso a pesquisa é uma etapa fundamental para que o conceito seja executado de forma coerente.


Você pode ainda separar suas pautas em categorias de conteúdos e definir as melhores datas para cada tipo de pauta. Por exemplo, na segunda feira postar um conteúdo mais motivacional para iniciar a semana, na quarta-feira um conteúdo mais técnico, na sexta um conteúdo mais cotidiano. Confira algumas ideias de categorias e sugestões para postagem:


  • Conteúdos Técnicos: Segunda, terça e quarta pela manhã são os melhores dias e horários para este tipo de conteúdo.


  • Conteúdos Cotidianos: Pode funcionar em todos os dias, mas principalmente quinta e sexta-feira pela manhã ou um pouco antes do almoço.


  • Conteúdo de Autoridade: Funciona melhor no inicio e no meio da semana nas primeiras horas do dia.


  • Conteúdo Comercial: Funciona melhor entre a primeira e segunda semana de cada mês, devido a proximidade com as datas de pagamento de salário.


Qualidade é melhor que quantidade!

Ao montar sua linha editorial nunca se esqueça de que a qualidade deve superar a quantidade. Não tem problema em postar todos os dias, desde que todas as postagens sigam um mesmo padrão de qualidade, com pesquisa, escrita otimizada e coerente com a linguagem do seu público e uma arte bem profissional que chame a atenção nas redes sociais.


Se não for possível produzir com qualidade para todos os dias da semana, tá tudo bem também! Com o tempo você vai perceber que uma ou duas postagens bem feitas na semana, traz mais resultado do que várias feitas de qualquer jeito e sempre numa mesma categoria de assunto. Foque em produzir com mais qualidade no feed, e deixe os conteúdos mais simples e "bobinhos" para os stories, eles tendem a funcionar muito melhor lá.




Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



bottom of page