Resultado anual: Saiba como calcular seu ROI de 2022.
top of page

Resultado anual: Saiba como calcular seu ROI de 2022.

Métrica revela qual foi o retorno financeiro que a empresa teve sobre os investimentos realizados ao longo do ano.


Final de ano está aí, e tá na hora de fazer aquele balanço para analisar os indicativos positivos e negativos durante o ano de 2022, e a partir disso planejar quais serão as estratégias e os caminhos que o seu negócio irá tomar no próximo ano.


Um desses importantes indicativos é o ROI, métrica que indica, por meio de uma taxa de retorno, quanto um empreendedor lucrou (ou perdeu) em relação ao valor investido durante o ano (ou período desejado a ser analisado). O cálculo pode ser feito somando todos os investimento ou setorizado, calculando o ROI de cada ação específica. O resultado fornece não só uma análise sobre o investimento, como também uma perspectiva para que o empreendedor possa tomar decisões para o próximo ano.


Como calcular o ROI do ano?

O cálculo do ROI é simples; O ganho obtido com o investimento do ano é subtraído pelo valor investido neste mesmo período, e, em seguida, divide-se esse resultado pelo mesmo valor de investimento. Ao final, multiplica-se o resultado por 100, para se obter a porcentagem de retorno. A fórmula fica assim:


Por exemplo, se uma aplicação rende um ganho de R$200.000 e o investimento inicial foi de R$80.000, temos que: (200.000 – 80.000) / 80.000 = 1,5 (1,5 x 100) = 150%


O exemplo acima mostra que o retorno sobre o investimento foi de quatro vezes o valor aplicado inicialmente. Como o ROI normalmente é expresso em forma de porcentagem, multiplica-se tal resultado por 100. Com isso, no exemplo acima, o ROI foi de 150%.


Desta forma, os empreendedores conseguem compreender e comparar de maneira precisa como está a performance em cada um dos seus investimentos, o que a longo prazo incentiva uma evolução e otimização dos recursos investidos. O ROI também é um instrumento muito importante para medir a eficiência em decisões e alocação, inclusive e principalmente nas suas campanhas de marketing digital, ampliando assim a visão empreendedora em diversas pautas extremamente pertinentes no dia-a-dia da gestão de um negócio, como por exemplo:


  1. Realização de planos de ação pautados nos melhores investimentos e objetivos a serem conquistados.

  2. Potencialização dos lucros através da otimização dos recursos.

  3. Acompanhamento preciso da evolução da empresa, ampliando a compreensão do empresário sobre a operação do seu negócio.

  4. Cultura da mensuração das métricas, para decisões mais inteligentes e direcionadas.

  5. Tomada de decisão pautada em dados.

A fórmula de cálculo do ROI serve para analisar qualquer período, seja mês a mês, a cada trimestre, bimestre ou anual como foi o caso exemplificado. O empreendedor precisa estar familiarizado com este tipo de métrica para que independentemente, ele seja capaz de acompanhar a evolução ou queda de seus investimentos.




Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



bottom of page