Tráfego direto para o WhatsApp ou para a página de vendas, qual é melhor?
top of page

Tráfego direto para o WhatsApp ou para a página de vendas, qual é melhor?

Direcionamento direto para o WhatsApp é uma possibilidade em anúncios do Facebook e Instagram, mas será que é uma boa estratégia?


O Facebook, Instagram e WhatsApp fazem parte de uma mesma empresa, a Meta. Com isso, a integração nativa entre o mensageiro e as duas redes sociais é uma grande vantagem disponibilizada no gerenciador de anúncios, o Meta Business Suite.


Tradicionalmente, os anúncios criados e vinculados no Facebook, Instagram e Google, costumam apontar para uma página de vendas (Landing Page), onde o lead é capturado via formulário de contato. Este formulário, é bastante personalizável, mas via de regra ele deve capturar pelo menos duas informações, o nome do lead e um canal de contato, podendo ser o e-mail, WhatsApp ou ambos. Essas informações básicas são importantes não só para atender o lead naquele momento, mas também para armazenar seus dados para campanhas futuras, obter métricas sólidas e ter uma fonte de dados para a criação de públicos semelhantes.


A conversão direta no WhatsApp, já não conta com este formulário, já que o lead é direcionada direto para a janela de conversa. É possível realizar uma automação para que neste primeiro contato o lead seja atendido por um bot (robô) e este faça o papel do formulário para capturar suas informações, mas logo depois todo o resto do trabalho deve ser realizado por um atendente humano.


Se os dois funcionam para capturar leads, não seria melhor usar o WhatsApp sempre? Já que é um meio de comunicação muito mais rápido e fácil que um formulário de contato?


Aí que está a questão! Devido a facilidade e rapidez do WhatsApp, o número de conversões tendem a aumentar, o que seria ótimo se elas aumentassem com qualidade, mas não é isso que costuma acontecer. Por não ter passado por nenhum filtro antes (landing page e formulário de conversão), o lead pode chegar muito cru para o vendedor, o que vai exigir um maior esforço para esquenta-lo para a conversão de compra.


É importante destacar, que mesmo utilizando o formulário de conversão como a via de captura do lead, o vendedor ainda pode utilizar o WhatsApp como ferramenta para entrar em contato com esse lead que já foi capturado pelo formulário, para isso é importante que o número de telefone seja um campo de preenchimento obrigatório.


Timing é tudo!

Além do filtro de qualidade, outra questão que difere a conversão via WhatsApp da conversão pelo formulário da página de vendas, é o tempo que o lead permanece aquecido.


Quando o lead entra em contato pela página de vendas, ele está interessado pela compra do produto ou serviço, mas a sua tolerância pelo tempo de resposta é maior, pois ele entende que ali não é um canal de conversa direta, e sim uma primeira etapa da compra.


Já o WhatsApp tem um apelo diferente, já que a funcionalidade central da ferramenta é exatamente a conversa, logo a tolerância de tempo de resposta por parte do lead, é muito menor, ou seja, é preciso dispor de uma equipe grande e eficiente que seja capaz de responder os contatos rapidamente.


Comparativo WhatsApp x Página de Vendas.


As duas alternativas estão aí para serem utilizadas, cada uma tendo os seus prós e contras, portanto, o que define a utilização de uma ou de outra é a estratégia, a disponibilidade e eficiência da equipe de vendas.


Para uma equipe de vendas eficiente, organizada e com capacidade operacional para atender um volume grande, a conversão via WhatsApp pode ser uma boa alternativa. Já para equipes menores, o formulário de conversão é uma melhor opção devido a maior capacidade de filtrar e entregar leads qualificados e com uma maior tolerância ao tempo de resposta.



Revolucione o processo de vendas da sua empresa!



bottom of page